[RESENHA] À Beira do Caminho (2012)

Imagem

Inspirado na música “Sentado à Beira do Caminho” de Roberto Carlos, o filme dirigido por Breno Silveira conta a história de João (João Miguel), um caminhoneiro que tenta exorcizar na estrada os dramas de seu passado. E é numa dessas viagens solitárias que ele acaba descobrindo que Duda (Vinicius Nascimento) – um garoto órfão que está à procura de seu pai que nunca conheceu – estava escondido na caçamba de seu caminhão. Com má vontade, João se dispõe a levar garoto até a cidade mais próxima, mas durante a viagem nasce um elo entre os dois. E dessa amizade, nasce em João a coragem para enfrentar os fantasmas de seu passado.

____

O roteiro de À Beira do Caminho foi desenvolvido em torno das canções de Roberto Carlos e tem como principal característica o retrato da cultura do país dos pontos de vista de um caminhoneiro e de um menino sozinho no mundo: é o encontro de duas vidas completamente distintas e idênticas ao mesmo tempo. Um filme brasileiro ♥ que traz atuações impecáveis, onde as falas dos personagens saem com a maior naturalidade do mundo, e que te emocionam diversas vezes, principalmente nos momentos em que Duda tenta a todo custo ser amigo de João.

A fotografia destaca bastante as paisagens brasileiras cortadas pela estradas e rodovias. O jeito misterioso de João te deixa com vontade de não largar o filme até conseguir descobrir como ele se tornou  tão amargo e solitário, principalmente quando aparecem alguns “flash backs” do passado, mostrando justamente o que ele luta pra esquecer e superar.

Algo interessante que me chamou a atenção no filme: durante a história, aparecem cenas de caminhões com frases no para-choque. Elas aparecem entre uma cena e outra e  sintetizam as “lições” mostradas na cena anterior. A que mais me chamou atenção de todas foi a primeira: “Viver é desenhar sem borracha”, que aparece bem no inicio do filme e faz todo sentido no final. Vale a pena! (O cinema nacional sempre vale a pena, aliás).

Gênero: Drama
Duração: 1h40
Elenco: João Miguel, Vinicius Nascimento, Dira Paes, Ângelo Antônio, Ludmila Rosa e Denise Weinberg
Trilha Sonora: Roberto e Erasmo Carlos
Roteiro: Patrícia Andrade
Direção: Breno Silveira
TRAILER:  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s