[RESENHA] 2 Coelhos (2012)

Sabe aqueles filmes nova-iorquinos de ação onde a fotografia destaca bem todos os cartões postais da cidade? Onde essa mesma ação acontece em meio ao caos da maior metrópole do mundo e de cena em cena aparece o Empire State (of mind) e a Estátua da Liberdade pra ilustrar? 2 Coelhos é isso, só que do nosso jeito brasileiro e a cidade em questão é São Paulo!

a2037c3a1a006beee9f21f2f68e2526a

Digno de Hollywood, 2 Coelhos narra a história de Edgar (Fernando Alves Pinto), que após cometer um grande erro em sua vida, resolve fazer justiça com as próprias mãos, consertando o que destruiu não só em sua própria vida, mas também na vida de outras pessoas.

Após passar 2 anos fora do Brasil, Edgar volta com um plano que em suas palavras irá “matar dois coelhos numa cajadada só”, colocando em rota de colisão a corrupção dos políticos brasileiros e a criminalidade, fazendo justiça com todos aqueles que erraram nessa história. Como? Simples: armando um esquema para pegar uma grande quantia em dinheiro que tem ligação com a corrupção da política brasileira. É clichê e ao mesmo tempo é diferente, pois apresenta corrupção (tema bastante usado nos filmes nacionais) em outro viés.

Lançado em 2012, este longa que foi dirigido e roteirizado por Afonso Poyart, conta com um roteiro não muito linear, que de pouco em pouco te mostra sobre cada personagem, apresentando de uma maneira cartunesca e diferente do comum. Coloco Poyart no mesmo nível de Zack Snyder em Sucker Punch, pois mistura ação, drama e um mínimo de romance e fantasia em algumas cenas. Julia (Alessandra Negrini), uma das personagens principais, é um dos fatores primordiais para embelezar o enredo. Suas alucinações, devaneios e sensualidades são, muitas vezes, um show a parte da película.

2 Coelhos 9

O filme se destaca pelos efeitos especiais, pelas incríveis cenas de ação que raramente vemos em filmes nacionais e brilhante trilha-sonora bem brasileira: Titãs, Matanza, Lenine e e até o viral “Sou Foda”, dos Avassaladores, que fez sucesso em meados de 2010 na internet. Contendo também elementos musicais estrangeiros necessários, como Radiohead e 30 Seconds to Mars.

O roteiro é cheio de reviravoltas que te deixam muitas vezes sem entender o que está acontecendo – 2 Coelhos não te dá tempo pra refletir sobre a cena anterior, já te coloca em outra situação, outra cena de ação e tensão. Já a produção muito bem estruturada, conta com o uso excessivo de efeitos especiais de altíssima qualidade (como já dito, fora do comum das produções nacionais), com jogos de câmera de slow motion etc. O filme é repleto de referências a cultura pop (inclusive, o longa faz menção algumas vezes ao jogo GTA).

Um filme intrigante de ação com toques de romance e comédia, que conta com os atores Caco Ciocler, Alessandra Negrini, Robson Nunes e Thaíde – um elenco diversificado e competente. São 108 minutos de ação, explosões, tiroteios e jogadas de câmera lenta em um cenário muito bem escolhido: São Paulo. É possível visualizar durante o filme, os prédios emblemáticos e as ruas paulistanas tão conhecidas.

Com sua estréia no cinema, Poyart foi corajoso ao criar algo tão diferente do comum do nosso cinema e mostrou que o Brasil tem sim condições de criar um filme no nível dos americanos. Apesar deste filme não ter causado tanto alarde em seu lançamento, posso afirmar que ele é um grandioso filme nacional. Seu enredo inteligente, sua fotografia impecável, suas artes gráficas e seu final surpreendente (e um tanto quanto justo).

eGnDvPerdas e ganhos, vida e morte, verdade e justiça, vingança e dinheiro, amor e ódio: tudo em um só filme. Uma ótima forma de repensar o cinema nacional.

Gênero: Ação, drama | Ano: 2012 | Direção: Afonso Poyart | Duração: 1h48min | País: Brasil

P.S. No começo da resenha, citei que 2 Coelhos é digno de Hollywood. Sim, tão digno que Poyart foi convidado para gravar uma refilmagem do longa nos Estados Unidos. É o cinema brasileiro invadindo as terras de Tio Sam!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s