LISTA: 5 filmes que retratam o universo da informática e tecnologia!

Os recursos informáticos e a tecnologia tomam cada vez mais conta de nossas vidas. Apesar de amar colecionar fisicamente discos e filmes, sou adepta das mudanças tecnológicas do dia a dia. Por um momento, antes de pensar em ser jornalista, eu pensei em ser oncologista, e por um momento antes de pensar em ser médica por influência do Dr. House, minha antiga série favorita, eu pensei em ser técnica em informática. Tudo porque eu amava consertar meus computadores antigos e ser a “sobrinha que manja de computadores” na família.

Apesar de não ter seguido o rumo da informática, atualmente sou redatora em alguns sites sobre tecnologia e fico feliz em poder trabalhar com as coisas que amo! Sem mais delongas, confira agora uma lista de 5 filmes que retratam essa era digital tão prevista por Aldous Huxley em “O Admirável Mundo Novo”.

1. Piratas do Vale do Silício (1999)

1Escrito e dirigido por Martyn Burke, o longa conta a história do surgimento de dois gigantes líderes da informática mundial: a Apple de Steve Jobs e a Microsoft/Windows de Bill Gates. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas eficientes para o trabalho, lazer e a comunicação. Baseado no livro Fire in the Valley, o filme conta essa história de uma forma mais dramática, mostrando a grande rivalidade entre o Macintosh e o Windows. Um filme interessante para quem quer entender um pouco mais do surgimento dessas duas empresas que tanto mudaram a informática no mundo.

2. Matrix (1999)

2“Você entendeu Matrix?” – essa é uma das perguntas mais feitas do mundo! 

Em um futuro sombrio imaginado pelos irmãos Wachowski, Thomas Anderson (Neo) é um jovem programador que descobre que é vítima da Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas criando a ilusão de um mundo real, enquanto usa os cérebros e os corpos dos indivíduos para produzir energia. Apesar de ter sido pouco compreendido, Matrix tenta passar a ideia de que isso realmente acontece em nossas vidas.

3. A Rede Social (2010)

3Muito mais do que um filme sobre o Facebook, A Rede Social conta a historia de como o estudante de Harvard, Mark Zuckerberg, se tornou o mais jovem bilionário da história com o sucesso de seu site, o Facebook. Dirigido por David Fincher, o filme retrata uma geração que nasceu com a internet. Geração essa que ao chegar na idade adulta percebe que a interação humana já não é mais tão necessária para se haver interatividade entre as pessoas. Um filme divertido que vai te arrancar algumas risadas e vai te deixar um pouco deprimido também. Afinal, não é todo dia que um cara inventa uma rede social por um motivo são banal e acaba se tornando um bilionário. 😛

4. Jobs (2013)

4Ashton Kutcher interpreta o empresário Steve Jobs ♥ O filme conta a história do fundador da Apple desde a sua juventude hippie, até o momento em que ele consegue se tornar CEO de uma das empresas que, atualmente, é a mais valiosa do mundo. Dirigido por Joshua Michael Stern, o filme te deixa com sensação de “quero mais” e possui um ritmo lento, mas mostra um recorte interessante do começo da carreira do marketeiro, que construiu um novo cenário para o mercado da informática no mundo.

5. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

5Com direção de Stanley Kubrick, 2001 conta a história de Hal 9000 (Computador Algorítmico Heuristicamente Programado), que consiste em um sistema onipresente e onisciente da nave Discovery. Com uma avançadíssima inteligência artificial, o sistema que deveria ajudar o Dr. Dave Bowman (Keir Dullea), acaba se rebelando, colocando em risco a vida do tripulante. Memorável por sua trilha-sonora, 2001 é bastante cansativo, mas ainda assim gera diversas interpretações e teorias. É um filme para se assistir e refletir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s